quinta-feira, 20 de novembro de 2008

O DORMIR E O SONHAR

Retirado do livro "Freud explica" de Alberto Goldin


"A teoria psicanalítica mostra que buscamos o prazer nos sonhos e enquanto dormimos. No ato de dormir nos refugiamos num mundo encantado que, se possível, não deve ser perturbado. Mas, como se perturba, dispomos de alguns recursos, sendo o mais importante sonhar para não despertar, para continuar dormindo. Se temos muita sede enquanto dormimos profundamente, podemos sonhar que bebemos água fresca; isso nos permite continuar dormindo um pouco mais. O inverso: quando bebemos em excesso à noite e nosso desejo, em iguais condições de cansaço, é ir ao toalete, podemos sonhar que o fazemos e alucinadamente urinamos. Tudo é muito real, inclusive a vergonha no dia seguinte.
Quando toca o despertador e devemos levantar para trabalhar, podemos sonhar que estamos levantando e nos dirigimos – no sonho – ao trabalho. Tempos depois, ainda na cama, descobrimos o engano.
Os primeiros são chamados sonhos de necessidade, já que as necessidades fisiológicas de beber e urinar se materializam durante o sonho. Os segundos são chamados sonhos de comodidade, já que é este o motivo pelo qual se produz o sonho. A necessidade de beber água ou ir ao toalete, a comodidade de ir ao trabalho sem sair da cama se satisfazem na alucinação do sonho. Em todos esses casos o objetivo é continuar dormindo, porque nos dá prazer. Se isto é verdade, por que motivo o insone não consegue dormir? É óbvio que, por alguma razão, os sonhos cuja função normal é facilitar o descanso não oferecem nenhum prazer. A insônia, apesar de ser uma manifestação patológica, um sintoma que traz sérios inconvenientes, é o melhor recurso, que o indivíduo dispõe naquele momento.
A insônia é um sintoma, que como qualquer outro possui um conteúdo secreto, é um SABER EM CÓDIGO QUE OCULTA E MOSTRA ALGUMA COISA IMPORTANTE. O que sabemos, neste momento, é que não podemos dormir, mas este saber é parcial, porque estamos ignorando algo mais importante e essencial sobre nossa vida. Nesse momento, o indivíduo é objeto de uma transação que consiste em aceitar um sofrimento, o da insônia, mas, simultaneamente, evitar outro, talvez mais perigoso e ameaçador, proveniente do inconsciente e que poderia manifestar-se durante o repouso."


And here we go again!!!
bjus da Samu

3 comentários:

  1. Ok! Nós teremos tempo de dormir depois de morrer n.n as pessoas mais legais a gnt encontra de madrugada, na internet ou em um bar qualquer, insônia "voluntaria" não é tão ruim quando a gnt tira vantagem, ou então a gnt troca a noite pelo dia, as vezes é legal.
    Na verdade não sei o que comentar, mas fiquei bem feliz de te ver lá nos "seguidores" eu nem sabia que tinha isso, tu é a 1° \o/ Obrigado n.n volte sempre lá ;D

    ResponderExcluir
  2. Marcos vermeiden, prazer xD psé já tive experiencias de insonia doença mesmo, de não conseguir dormir e ficar de mau humor e ficar fraco e um monte de coisas, mas tem cura \o/ tem que saber tirar vantagem das adversidades =P ah e claro que eu ia responder, isso de seguidor me pareceu tão legal \o/ http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=3602450488796129501 se quiser falar comigo por la u.u

    ResponderExcluir
  3. Nunca tive problema com insônia. Prefiro dormir e sonhar
    e isso faço muito bem rsrs

    Blog bonito menina linda.
    :D

    ResponderExcluir