quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Fiz o trabalho de Kung Fu do meu irmão oO

Chego em casa e a primeira coisa que eu ouço: "tem um trabalho do kung fu, faz pra mim?"

Uooow, faço minhas coisas e mais essa?

Ok, só fiz porque é um tema interessante! hauaha.. era pra montar uma didádica de aula para crianças de 3 á 13 anos e explicar o "por que?" dessas escolhas.

Roteiro abaixo


Objetivo geral:

Criar um plano de atividades para alunos


Objetivos Específicos:

Desenvolver atividades que promovam maturação psicomotora de acordo com a classificação da faixa etária, sendo elas aplicadas de maneira dinâmica; Dectatar as maiores dificuldades dos alunos e suas facilidades; Aplicação da disciplina em sala de aula e auto-controle.



Pensando em desenvolvimento motor deve-se criar um plano de atividades voltadas para cada idade específica frizando sempre a individualidade de cada aluno.

Do final da primeira infancia(até os 3 anos) até a segunda infância(3 aos 6 anos) devem ser trabalhadas atividades motoras partindo do lúdico, ou seja, por intermédio de brincadeiras. Trabalhar a imaginação é essencial nesta fase e capaz de modificar a criança em diversos aspectos de seu dia-a-da e convivio biopsicosocial.(bio=corpo, psico=mente, social=meio em que vive, comunicação com as pessoas e desenvoltura, carisma).

Um método para trabalho seria o uso da música como motivação para que as crianças realizassem os exercicios de aquecimento, que devem ser diferenciados do aquecimento aplicado em adultos. A escolha da música altera o resultado esperado pelo instrutor, como por exemplo: as sinfonias de Beethoven possui bruscas mudanças da tristeza para a extrema euforia, o que leva os alunos, ainda que inconscientemente(sem que notem) à mudarem seu comportamento e até mesmo sua disposição física, tendendo então á desistir de algo mais rápido ou se sentir incapaz de realizá-lo, podendo então dizer que ele não recebeu a motivação extrínseca(motivação que o meio que oferece) para prosseguir.

Após a escolha da música, o ideal seria trabalhar o aquecimento respeitando seus limites e tentando dar o máximo de atenção individualizada, visto que nem todos têm as mesmas capacidades e desenvolvimentos, ainda que todos tenham as mesmas idades. Sempre usar frases como "vamos lá, eu sei que vocês conseguem melhor do que eu!", elogiá-los como um todo ao invés de elogiar apenas uma criança, para que as outras não se sintam inferiores e ao notar que alguma criança tem mais dificuldade, ajudá-la fazendo o movimento ao lado dela e pedindo para que ela repita depois. O resultado pode nem sempre ser o melhor, mas ainda assim faz-se necessário o elogio e ficar atento para saber se isso é um atraso no desenvolvimento dela, mas algo normal ou se já é algo à mais, podendo ser considerado uma patologia.

Se for necessário chamar atenção de algum aluno, deve ser feita de maneira na qual não afete sua alto-estima, pois se for afetada, as condições de individuo da criança são rebaixadas e isso pode lhe causar trauma, ser motivo de piada pelos demais alunos e medo de seu instrutor.

Após o aquecimento, poderia-se começar o ensinamento dos sete movimentos e a ordem ao comando, onde será ensinado postura e as posições básicas para o treino.

A adaptação da linguagem para com as crianças é necessário para que elas entendam de maneira lógica e internalizem a idéia e possam reproduzí-las novamente quando necessário.

Ter uma classe disciplinada depende unicamente da empatia entre os alunos e o instrutor. Se o instrutor souber ser congruente com o aluno, ele criará confiança e respeito pelo mesmo.

Um comentário:

  1. *Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Oh Tempo Rei!
    Transformai
    As velhas formas do viver
    Ensinai-me
    Oh Pai! (Gil)


    *Alegria ou Tristeza, Samurai?


    *Entre o sonho e a realidade eu prefiro a realidade que me permita sonhar. http://jefhcardoso.blogspot.com

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