sábado, 24 de janeiro de 2009

Mídia e o ser humano


Acabo de chegar do J.A (jovens adventistas). Apesar de não ter sido aceita (ainda não me conformo com tanta hipocrisia), fui lá hoje com a Tammy assistir uma palestra sobre a influência da mídia na vida de todos, dando um maior foco, na vida infantil.
O palestrante deu início falando sobre psicologia, a atuação de psicólogos, como Jung, em descobertas e desenvolvimento do estudo das mensagens subliminares. Interessante, mas a gente estudou isso o ano inteiro!!! O que dizer?
Que há publicitários geniais que apostam em mensagens que passam em caso que poucos milésimos de segundo em algum filme, propaganda, desenho ou qualquer raio desses com o intuito de fazer com que a pessoa não perceba que o conteúdo(seja propaganda ou estímulos á coisas inescrupulosas) mas que o seu cérebro, sua mente as notem e as façam delas "idéias". Um exemplo disso é aquela confusão que deu pela Coca-Cola colocar em filmes, diversas cenas intercalam as do filme que continham escritas como "beba coca-cola". Quem assistia o filme, saia do cinema com uma vontade absurda de tomar coca-cola sem saber nem ao menos o porque!
Em seguida, começou a falar dos jogos. Ai ai ai, coitadas das crianças que estavam lá, os pais já nem vão deixá-los mais jogar CS!hauahuah
Pode parecer um tanto clichê chegar aqui e dizer que jogos como o G.T.A, CS e Diablo são jogos de muita violência e que isso influência a pobre cabecinha ainda em formação desses pequenos anjinhos ingênuos e prejudica as idéias das mentes vazias de certos adolescentes sem rumo e blábláblá... mas é isso! Por não terem muito o que fazer, falta de opção pra algo produtivo e que realmente ocupe o tempo dessas criaturas, tendem a passar algumas muitas horas se alimentando com sangue, violência, mortes, explosões e tudo que é coisa ruim que só gera disturbios. Não os proibo, afinal, se vocês não surtarem, quem serão meus pacientes no futuro? Continuem jogam, fiquem bem viciados!hahauha [uma pitada de humor negro só pra descontrair]
Sabemos que proibir os filhos de jogar não adianta, porque se não jogarem em casa, jogaram na casa dos amigos e pior, farão escondido nas lans! Não pode jogar em casa? Aaaaah, não tem problema, tem tanta lan house quanto buteco hoje em dia!
O terceito tópico frizado diz respeito aos desenhos.
Desenho é um símbolo de inoscência, coisa de criança. Que criança nunca assistiu um desenho?
Mas aí entra a questão: "que tipo de desenho seus filhos andam assistindo? Vocês sabem do que se trata? Vocês já viram ao menos um capítulo de seus desenhos favoritos?"
Lá foi citado alguns exemplos de desenhos que pensamentos ruins nas crianças sobre o cristianismo e favorecem o inimigo, como por exemplo o "YU GI OH". Se trata de um desenho, que pouco tempo depois virou jogo, na qual cada personagem possui um conjunto de cartas de baralho, cada um contendo um personagem diferente.. essas cartas são lançadas, os "monstros" das cartas saem dela e lutam. Esses mostros são sempre dragões e demônios.
Um dos personagens mais adorado e venerado é um ser que recebe o demonio no próprio corpo e, por isso, consegue ser "imbatível", se torna mais forte e ninguém consegue derrotá-lo, por isso, é tão invejado e todos querem sê-lo. AB-SUR-DO!
Onde já se viu ensinar isso? E onde já se viu, um canal como a rede globo(manipuladora!!! Por isso estamos como estamos!) deixar passar um desenho portando tantas maldade e coisas ruins de forma tão explicita assim em plenas 9hs30 da manhã? Ainda mais em um programa voltado especialmente para o público infantil!
Chega de falar dos desenhos, isso machuca demais, já se foram meus sonhos de criança!hahauhaua
O próximo foi sobre os filmes!
O que mais chamou atenção dos membros foi quando o palestrante comentou sobre o filme "A paixão de Cristo" de Mel Gibson. O cara tem o título de "O cara", o fanático por sangue, por apresentar sempre muitas gostas e jorradas incrívelmente bem infeitadas em seus filmes. Muita ficção e muita violência!
Eu não sou muito boa com a história de Jesus, aliás, mal sei abrir a biblia, mas o palestrante comentou que em um dos trechos, Jesus conversa frente a frente com Satanás. Não há passagem na biblia que diga que isso aconteceu!
Outra parte que me irritou ouvir foi que Mel Gibson usou 25 minutos do filme para mostrar o quanto Jesus apanhou( e aliás, no filme mostra que ele morreu de tanto apanhar) e apenas 3 minutos mostrando a ressurreição, que seria uma das partes que deveria mais ser valorizada.
Mas em fim, foram abordados diversos meios de contaminação mental por meio da mídia, porém, não ficou apenas no lado ruim. Assim como tudo na vida, há partes ruins e partes boas também, contanto que se saiba usá-las

Fica a dica!!


And here we go again!!
Bjus sa Samu!

3 comentários:

  1. Well, não sou nenhuma autoridade no assunto, mas conheço a famosa (e mítica) história das mensagens sublimminares, e vou um pouco falar delas: "Bláblá, dominam sua mente te transformam num fantoche não existe livre-arbítrio e etc etc..". História inclusive "ratificada" por uma tendenciosa reportagem da revista Mundo Estranho, "irmã" da Superinteressante.
    Mããããs...
    Como diria o mano Carl Sagan, "Provas extraordinárias exigem alegações extraordinárias."
    Que eu, mero mortal, saiba, nunca se ficou (científica e empiricamente) provado que elas TÊÊÊÊÊÊM todo aquele poder e tudo mais. O que houve foram correlações estatísticas, experiências rudimentares e MUITA mistificação das mensagens subliminares pela mídia. Como resultado, hoje todos referem-se à elas (principalmente denominações religiosas) como uma força mítica usada pelo Tinhoso.
    Não creio que tenham os poderes que à elas atribuem.
    Claro, posso estar errado. Mas até agora não provaram. Nem para o CSICOP (Commitee for Skeptical Inquiry). (Eis o artigo sobre percepção subliminar[em inglês]:http://www.csicop.org/si/9204/subliminal-perception.html ; uma boa olhada no Projeto Ockham também é legal.. http://www.projetoockham.org/pseudo_subliminar_1.html)
    Falando de jogos, desenhos e filmes... claro, há muita violência, mas é por isso que há classificações etárias nos mesmos. Conta muito é o discernimento do moleque em separar fantasia-realidade, em não levar aquilo tudo a sério.

    prontofalei!

    don't tchaaa.. beijo Samurai.

    ResponderExcluir
  2. concordo...!


    Bem SAMU tudo isso concerteza tem uma porcentagem de influencia sim...

    'A luz da palavra... agente ve o melhor caminho'


    Eu como futura publicitaria ainda vou me deparar muito com isso, mas tá ai...!

    'faça a diferença a começar por você'

    ResponderExcluir
  3. Seu post tem muitas referências, Samurai, mas vou me ater apenas a uma: esse filme do Mel Gibson. Não gostei mesmo! É só tortura e nada mais!
    Pra vc ver como os conceitos são estranhos, nos anos 80 fizeram um filme excelente sobre a vida de Cristo, mas foi censurado pelo Vaticano. Se vc achar nas locadoras, veja e depois me diga. O título é: "A Última Tentação de Cristo". Achei uma obra-prima!
    Bjoooooooooooo!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir