quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O que é felicidade?



“Tem muita gente que encara a felicidade como algo inalcançável, inatingível. Enganam-se, porque acreditam que a alma é exigente e por isso entendem que só podem ser felizes se conseguirem atender aos rígidos e rigorosos pedidos dela.
Mas a alma não é e nunca foi exigente. Ela é, na verdade, pura e sincera. Para satisfazê-la, não é necessário muito. Basta que a gente compreenda e interprete a voz que ela emite através do coração. Se escutarmos o que vem lá de dentro da gente, da nossa mais pura intimidade, compreenderemos o que é preciso fazer para ser feliz. “



Li um texto á algum tempo atrás e, dele, gravei esse trecho, que foi de grande valia para mim. Não tem melhor forma de se compreender felicidade, senão desta.

Dizem que a melhor maneira de ser feliz é buscar a felicidade no que se é. Mas o que é felicidade?

De acordo com o dicionário, felicidade é definido como um substantivo feminino, ventura, bem-estar, contentamento, bom resultado, bom êxito.

Visto pela bíblia, felicidade é um estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. A felicidade completa exclui as dores, as preocupações, o temor. Esta felicidade total não é deste mundo; é a que nos espera na posse de Deus pelo amor quando o veremos "face a face" na vida eterna.

Ok, agora pergunto, em qual definição acreditar?

Acredito em ambos. Acredito que, de certa forma, um completa o outro. Mas cada qual com seu ponto de vista.

Certa vez, um grande amigo me ensinou a ser feliz por pequenas coisas, passar a acreditar mais nelas e observá-las.. ver o quão valiosas são e tão singelas... e este amigo me mostrou alguns lados diferentes sobre a felicidade.
Felicidade não é só bem materiais, é mais do que um sentimento, é uma vida completa.

É impossível definir o amor, por exemplo, nem por isso é de todo ruim!
Amor é o mais complicado e ousado de todos, dizer te amo para alguém e realmente condizer com suas palavras, tem de ser algo muito forte e bem real. NÃO SE BRINCA COM O CORAÇÃO DAS PESSOAS, COOOLEEEEGAAA!!

A felicidade está diretamente ligada ao amor, mas isso não significa que amar alguém, lhe tornará feliz. Muito pelo contrário, o amor pode fazer tanto uma pessoa ir parar nas nuvens, como desejar estar morto (é fica meio exagerado querer morrer, mas quem nunca estudou o romantismo né ?). E esse sentimento de querer estar morto, não significa estar literalmente morto, sete palmos debaixo da terra, NÃO.

Amar e não ser amado, é prejudicial a pessoa que de fato ama e isso, não à torna feliz, ela não se ve felicidade em seus dias, devido a esse sentimento não correspondido, pelo fato de saber que o amor é algo tão inusitado e por vezes incondicional que acaba exaurindo as forças, vontades e desejos dessa pessoa. Eu acho que querer morrer por amor é muito exagerado, por mais que ame alguém, tem limite né ?

A união de dois sentimentos, que por vezes são bem distintos, é exatamente essa (obviamente), ser feliz (pelo menos eu acho) não é só amar alguém, ser feliz é dormir 8 horas e acordar bem disposto, é trabalhar de bom humor, é receber um bom dia de alguém que você não conhece, é fazer uma nova amizade, é fazer alguém feliz também. Tem TANTAS formas de ser feliz e ter felicidade no seu dia. Dar felicidade é tão bom quanto receber, é melhor fazer alguém feliz do que ela te fazer feliz, não é ?

Todos temos a felicidade em mãos. Se nos deixamos cair, abater, devemos buscar um sentido melhor para sair disto e voltarmos ao lado bom da vida. Se felicidade é uma palavra de tão vasta coletânea de significados, porque não investi-la ainda mais em nossa vida e fazermos valhê-la como tal?

Fica a dica!

And here we go again!!
Bjus da Sam

Nenhum comentário:

Postar um comentário