sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Você é uma rejeitada social?


Hoje de manhã, logo na capa do site Terra(segue o link no final do post), havia um pequeno link com o título "Você é uma rejeitada social?". De início, não dei tréla, mas não aguentei, voltei, li e resolvi dar minha opinião também!

"Que tipo de pessoa você diria que é? Perguntar-se sobre algo que incomoda é sempre um bom começo para uma reflexão O que acontece para que as pessoas se afastem de você? Uma amiga disse que era por conta do seu temperamento explosivo. Você se reconhece nessa descrição? O que é este temperamento explosivo do qual sua amiga fala?O que acontece para que as pessoas se afastem de você?"

Mais abaixo, um comentário da psicóloga e terapeuta familiar Eliana Moreira:

"
Eu diria o mesmo a respeito do “temperamento explosivo”, porque acredito em relações nas quais pode aparecer mais uma característica do que outra. Com quem você não é explosiva, e com quem você é?

Temos a tendência a pensar em causa e efeito, ou seja, porque você é explosiva, as pessoas se afastam. Mas perguntar quais pessoas, quando, onde e como, talvez seja uma forma mais efi- ciente de saber por quê.
Com quem você acha que poderia conversar abertamente sobre o assunto? Perguntar mesmo, se abrir?"

Poxa, me peguei pensando agora. Eu também tenho um temperamento um pouco(ok, muito, mas ninguém precisa ficar sabendo disso) explosivo e não vejo pessoas se afastando de mim e nem ao menos me rejeitando em algum lugar ou vinculo.
Na verdade, os únicos comentários que ouço são do tipo: "Nossa, você é estressadinha", "que humor não?", "Você não consegue se controlar mesmo, hein!?".. nada além disso, e tudo com uma boa dose de risos, logo, não passa a ser algo desagradável.

Talvez, ser explosivo não seja de todo ruim. Isso me permite ser direta em tudo(ainda que as pessoas não acreditem e pensem que é uma brincadeira, mas não é!! Atenção! Seu eu disser algo e não estiver rindo, por mais rígido que seja, não, não é brincadeira e nem palhaçada, é a verdade, nua e crua.. mas sempre lírica!! =P)
. Pode parecer um tanto bizarro, mas, comigo, têm sido assim durante todos esses anos(uaaau, falou a velha agora), e acredito, que isso tenha me ajudado quanto á proximidade das pessoas, um tanto paradoxal, mas é a realidade.
Não me sinto uma rejeitada social pelo meu temperamento difícil, tampouco pelos meus surtos explosivos.. estou bem assim, mas estou em processo de mudança. Aos poucos estou trabalhando para aprender a "domar" isso, porque, na boa, nem tudo é mar de rosas.
Como uma aspirante á psicóloga, aceitei(na verdade, me sinto quase que obrigada a aceitar) que quanto mais neutra for, melhor. Antes da faculdade pensava que essa história de neutralidade era só uma forma mais gentil de chamar aquelas pessoas que apelidamos de "tom pastel". Achava a coisa mais sem graça, sem estilo.. arght!!
EU NÃO SOU TOM PASTEL(ainda.. e só serei quando estiver atendendo na clínica e olhe lá ainda!!)<< Viu? Explosiva!!haha

Pessoas, se vocês sentem que já extrapolou, passou do limite, procurem uma ajuda profissional(amigos dão apoio, conselhos, mas não vão te curar!! Fica a dica!)

And here we go again!!
Bjus da Samurai


>http://itodas.uol.com.br/portal/final/materia.aspx?canal=588&cod=6385

Um comentário:

  1. Samuuuuuuuuuuuu
    Tenho certeza que vc não é a explosiva que a sociedade rejeita e sim SINCERA no que pensa e acha das pessoas que estão ao seu redor. Tá que as vezes precisamos engolir "uns sapos" para poder conviver em sociedade e isso você está me mostrando que aprendeu durante 1 aninho de psicologia. E as pessoas não se afastam de você, porque além de disser algumas verdades há também a sua doçura(piada interna: o seu mel,rs)de sua amizade querer o bem. Como afastar de uma pessoa que quer o seu bem? Só afasta aqueles que gostam da falsidade!
    Te amo amiga doce! rsrs
    Não me bate, por escrever mel,hauahuah
    Fui...

    ResponderExcluir